"Oferecer formação integral às crianças de 0 a 6 anos, fundamentada na proposta sócio interacionista, considerando essencial o aprender a conhecer, fazer, viver e ser. Que instrua para o desenvolvimento e conhecimento, integrando o homem e o mundo, oportunizando um processo de ensino-aprendizagem que aconteça como mixagem de todos os sentidos. Fazer do crescimento uma constante, da liderança uma característica e da ternura elemento definidor de sonhos de felicidade individual e social."
"Ser reconhecida como instituição de educação infantil que concretiza o processo ensino e aprendizagem com qualidade, ética e comprometimento. Ser referência enquanto espaço de educação infantil/empresa na construção de um a percepção de gestão e crescime4nto colaborativo, em constante crescimento de forma sustentável."
O IMA – Instituto Mágico da Aprendizagem acredita, dando-lhe um sentido amplo, que a educação é a mais avançada tarefa social emancipadora.
O processo de ensino-aprendizagem deve propiciar ao educando condições estimulantes para desenvolver capacidades e habilidades, respeitando o ser humano como elemento individual e social com interesses e aspirações distintas.
Percebemos o conhecimento como uma atividade inseparável da prática social, resultando de trocas que se estabelecem entre o sujeito e meio natural, social e cultural.
A educação tem como elemento primordial elevar o nível de consciência do educando a respeito da realidade social que o cerca, a fim de capacitá-lo a atuar no sentido de sua emancipação social, econômica, política e cultural.
Fundamentalmente o professor deve ser mediador no processo educativo, estabelecendo um vínculo significativo de confiança, ternura e cumplicidade com o educando, orientando a prática social vivenciada pelo aluno e o saber socialmente estabelecido que ele deva dominar a fim de se tornar uma força ativa nas transformações das estruturas sociais.
A sociedade em que estamos inseridos constantemente sofre alterações, pois vivemos na era do conhecimento, com gigantescos meios de informação e das mais diversas áreas.
Cada ser tem que se fazer aprendente. Para viver tem que se flexibilizar interagir, criar e coevoluir.
Aprender é saber procurar, pesquisar, ouvir, refletir e avaliar, acolhendo com senso crítico as várias contribuições e contextualizá-las no meio em que vivemos.
O IMA se confronta com a apaixonante tarefa de propiciar um ambiente educativo, fascinante e de inventividade, pois o prazer não pode ser considerado um aspecto secundário, despertando assim, não somente o ser humano crítico e autônomo, mas também sensível e solidário.
O trabalho desenvolvido na instituição visa abranger as diversas áreas e formas de conhecimento. Este processo envolve trocas nas quais ocorrem relações entre múltiplas informações e teorias, a fim de contribuir para o suprimento das necessidades apresentadas pelas crianças.
Procuramos assim conhecer e extrair de cada uma delas em essência, confortando-as com as nossas próprias vivências e com as vivências dos nossos alunos, produzindo assim, novos conhecimentos, que vão além dos já existentes em cada um destes eixos.
O mundo em que vivemos é repleto de informações e situações variadas.
Recebemos diversas influências que interferem em nossos modos de ser, agir e consequentemente em nossos modos de ver e fazer educação.
Desta, maneira, acreditamos que ao basearmos em apenas uma teoria ou em uma única teoria estaríamos restringindo nosso trabalho a uma só filosofia, gerando desta maneira uma educação limitada.
No IMA a educação e vista e sentida como um bem que transcende estes limites, tendo como finalidade ampliar horizontes e o compromisso de formar cidadãos que sejam capazes de continuar ampliando saberes e consequentemente estando aptos a transformar e criar novas e melhores possibilidades de vida e sociedade.
Nosso objetivo é privilegiar a aquisição do saber, e, de um saber vinculado às realidades sociais. É preciso que a metodologia utilizada favoreça a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos, e que estes possam reconhecer nos conteúdos o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade (prática social).
Nossa metodologia de trabalho parte de uma relação direta com a experiência do aluno, confrontada com o saber trazido de fora.
O educador propicia o conhecimento da ação à compreensão e da compreensão à ação, sendo assim, a unidade entre a teoria e a prática. O educador também se utiliza, como metodologia de trabalho, do questionamento e do desafio, lançando-os aos alunos e sobre os quais estes devem refletir e buscar suas próprias respostas, desenvolvendo assim, um apurado senso crítico e participativo, atuante em todos os momentos do cotidiano escolar, sendo desta forma, parceiros diretos na busca pelo conhecimento.
O trabalho docente deve sofrer constantes aperfeiçoamentos e estar sempre em sintonia na multiplicidade das teorias, compreendendo, conhecendo e reconhecendo o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo.
Dentro desta perspectiva de trabalho, cabe ao educador, uma postura auto analítica, que deverá ser constante a fim de aprimorar sua prática, acrescentando elementos que favoreçam a aprendizagem integral de seus alunos, mediante a observação constante de suas manifestações e necessidades, e da elaboração de um planejamento que venha de encontro a estas necessidades.
O registro das produções das crianças, bem como, das observações acerca do seu desenvolvimento por parte do professor é um aspecto significativo dentro de nossa metodologia, pois garante que o trabalho pedagógico atinja uma dimensão real de acordo com as diferentes necessidades apresentadas pelos grupos de alunos atendidos.
Assim, cabe também ao educador, conhecer as necessidades inerentes à faixa etária dos alunos que atende, planejando-se de modo a agir diretamente de acordo com estas.
Os conhecimentos adquiridos no processo de ensino-aprendizagem devem usufruir alicerces como o comprometimento, a solidariedade e colaboração, e assim, compartilhar da vivência do homem e agir sobre a realidade onde a energia utilizada seja para construir, agindo eficazmente e eficientemente.
“No ano de 1999, quando o IMA iniciou as suas atividades, já existia uma preocupação em registrar os acontecimentos e aprendizagens das crianças através das produções registradas em cadernos e enviadas para casa semanalmente. Porém este registro era realizado nos chamados “Cadernos de Desenho”, e as atividades eram em sua maioria produzidas manualmente pelas professoras e crianças.
No ano de 2001, passamos a realizar os registros em Cadernos Universitários, e as atividades passaram a ser digitadas para então, serem efetuadas pelas crianças e anexadas ao Caderno.
Em 2006, o IMA inovou lançando os Cadernos Personalizados, contendo informações sobre a Proposta Pedagógica.
A partir daí, nos anos seguintes e até os dias de hoje, buscamos aprimorar e valorizar o Caderno de Atividades como um material de registro rico e fidedigno ao trabalho que a escola realiza, contemplando informações sobre atividades, experiências, conversas e vivências experimentadas pelas crianças dia após dia no espaço escolar. Documentar o cotidiano escolar é uma forma de resguardar a história da escola, bem como um pouquinho da história particular de cada criança que aqui passou e que aqui está. Valorizar as origens e também estar a serviço do futuro é o papel do IMA enquanto espaço educativo, cuja finalidade sempre será prosseguir Despertando a Magia de Aprender!”
Finalidade Do Caderno De Atividades: O IMA acredita que o papel do professor de uma instituição de educação infantil, que tem na criança o foco principal do seu trabalho, é o de mediador. O professor é o parceiro mais experiente que organizará os espaços da escola de maneira a torná-los ricos, prazerosos, saudáveis e instigantes.
Ele planejará as situações de aprendizagem de maneira que ofereça experiências educativas e sociais variadas, significativas, integradas, o mais próximo possível das práticas sociais reais, articulando todos os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos dos diversos campos do conhecimento humano.
Procuramos provocar, levantar hipóteses e problematizar o conhecimento. O caderno de atividades é um documento importante que possibilitará maior compreensão do processo de construção do conhecimento pela criança. O Caderno de Atividades é enviado para casa, toda sexta-feira, repleto de atividades ou relatos da proposta de trabalho e temas que envolveram a criança durante a semana na escola, bem como a Tarefa Escolar! Como regra geral para as turmas, procedemos da seguinte forma: O Caderno de Atividades enviado na sexta deve retornar para a escola na segunda-feira. Este procedimento é importante porque as segundas acontecem à socialização das tarefas em sala de aula, momento no qual as crianças apresentam aos seus colegas as produções realizadas em família, que geralmente são relacionadas com a abertura ou fechamento de temas abordados por cada turma. O momento da socialização, além de ser uma situação que manifesta nas crianças alegria e orgulho, é uma ocasião onde são trabalhados importantes conceitos que agregam significativo valor às suas aprendizagens. Portanto, o compromisso da família em enviar para a escola o Caderno de Atividades é essencial para a realização destes momentos interativos, e até mesmo para a organização interna de colagem das atividades semanais.
A criança é um sujeito social e histórico, que pertence a uma família que está inserida em uma sociedade, com determinada cultura e num determinado momento histórico. A criança é marcada pelo meio onde vive e também o marca.
Ela sente e pensa o mundo de uma maneira muito particular e nas interações, que desde cedo estabelece com pessoas e com o meio onde vive, revela seu esforço em compreender tudo e todos que a cercam. Por meio das brincadeiras explicita suas condições de vida, seus anseios e desejos e as relações, muitas vezes contraditórias, que vivencia.
Na construção do conhecimento utiliza diferentes linguagens e tem a capacidade de ter ideias e hipóteses próprias sobre o que busca conhecer e compreender. O conhecimento é construído a partir das interações com pessoas e com o meio e é fruto de uma intensa indagação que envolve um trabalho de criação, significação e ressignificação de suas ideias e hipóteses.
Torna-se, também, neste momento, imprescindível definirmos o que entendemos por educar e cuidar de crianças de zero a seis anos.
Educar é tornar acessível a todas as crianças os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma, através de aprendizagens diversificadas, em situações de interação que ocorrem nas brincadeiras e nas situações pedagógicas intencionais, planejadas de maneira integrada.
"Educar, significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis." (In Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/MEC 1998).
Para o IMA, o cuidar é parte integrante da educação e exige conhecimentos, habilidades e instrumentos que vão além da dimensão pedagógica e envolve todos os profissionais da instituição, independente da função que exerçam.
Cuidar é estar comprometido com o outro. É conhecer as necessidades das crianças, saber ouvi-las, observá-las e respeitá-las.
Cuidar é compreender, valorizar e ajudar a criança a desenvolver suas capacidades e, além dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, da qualidade da alimentação, da higiene dos ambientes, dos cuidados com a saúde e a segurança, abrange também a dimensão afetiva, a oportunidade de acesso a conhecimentos variados e a diversidade de materiais utilizados e experiências vivenciadas.
Ao cuidar da criança o profissional precisa estar atento a ela, compreendendo sua singularidade, seu processo contínuo de crescimento e desenvolvimento, identificando e respondendo às suas necessidades, interessando-se sobre o que ela pensa, sente, responde sobre si e sobre o mundo, a fim de ampliar seu universo de conhecimentos e habilidades que a tornarão mais autônoma e independente.
O papel do professor de uma instituição de educação infantil, que tem na criança o foco principal do seu trabalho, é o de mediador.
O professor é o parceiro mais experiente que organizará os espaços da escola de maneira a torná-los ricos, prazerosos, saudáveis e instigantes. Ele planejará as situações de aprendizagem de maneira que ofereça experiências educativas e sociais variadas, significativas, integradas, o mais próximo possível das práticas sociais reais, articulando todos os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos dos diversos campos do conhecimento humano.
Para os profissionais do IMA, suas práticas necessitam promover e ampliar as condições necessárias para o pleno exercício da cidadania de suas crianças e, antes de qualquer coisa, elas tenham direito a viver experiências prazerosas.
Para que isso aconteça, essas práticas devem estar embasadas nos seguintes princípios: