I.M.A.
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Instito Mágico da Aprendizagem
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Escola
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Missão do IMA

"Oferecer formação integral às crianças de 0 a 6 anos, fundamentada na proposta sócio interacionista, considerando essencial o aprender a conhecer, fazer, viver e ser. Que instrua para o desenvolvimento e conhecimento, integrando o homem e o mundo, oportunizando um processo de ensino-aprendizagem que aconteça como mixagem de todos os sentidos. Fazer do crescimento uma constante, da liderança uma característica e da ternura elemento definidor de sonhos de felicidade individual e social."

Visão do IMA

"Ser reconhecida como instituição de educação infantil que concretiza o processo ensino e aprendizagem com qualidade, ética e comprometimento. Ser referência enquanto espaço de educação infantil/empresa na construção de um a percepção de gestão e crescime4nto colaborativo, em constante crescimento de forma sustentável."

Filosofia

Instruir para o desenvolvimento e conhecimento, onde homem e mundo estejam integrados e o processo de ensino-aprendizagem aconteça como mixagem de todos os sentidos.

Que o crescimento seja uma constante, a liderança uma característica, e, que ternura e criatividade sejam elementos definidores dos sonhos de felicidade individual e social.

Concepção pedagógica

O IMA – Instituto Mágico da Aprendizagem acredita, dando-lhe um sentido amplo, que a educação é a mais avançada tarefa social emancipadora.

O processo de ensino-aprendizagem deve propiciar ao educando condições estimulantes para desenvolver capacidades e habilidades, respeitando o ser humano como elemento individual e social com interesses e aspirações distintas.

Percebemos o conhecimento como uma atividade inseparável da prática social, resultando de trocas que se estabelecem entre o sujeito e meio natural, social e cultural.

A educação tem como elemento primordial elevar o nível de consciência do educando a respeito da realidade social que o cerca, a fim de capacitá-lo a atuar no sentido de sua emancipação social, econômica, política e cultural.

Fundamentalmente o professor deve ser mediador no processo educativo, estabelecendo um vínculo significativo de confiança, ternura e cumplicidade com o educando, orientando a prática social vivenciada pelo aluno e o saber socialmente estabelecido que ele deva dominar a fim de se tornar uma força ativa nas transformações das estruturas sociais.

A sociedade em que estamos inseridos constantemente sofre alterações, pois vivemos na era do conhecimento, com gigantescos meios de informação e das mais diversas áreas.

Cada ser tem que se fazer aprendente. Para viver tem que se flexibilizar interagir, criar e coevoluir.

Aprender é saber procurar, pesquisar, ouvir, refletir e avaliar, acolhendo com senso crítico as várias contribuições e contextualizá-las no meio em que vivemos.

O IMA se confronta com a apaixonante tarefa de propiciar um ambiente educativo, fascinante e de inventividade, pois o prazer não pode ser considerado um aspecto secundário, despertando assim, não somente o ser humano crítico e autônomo, mas também sensível e solidário.

O trabalho desenvolvido na instituição visa abranger as diversas áreas e formas de conhecimento. Este processo envolve trocas nas quais ocorrem relações entre múltiplas informações e teorias, a fim de contribuir para o suprimento das necessidades apresentadas pelas crianças.

Procuramos assim conhecer e extrair de cada uma delas em essência, confortando-as com as nossas próprias vivências e com as vivências dos nossos alunos, produzindo assim, novos conhecimentos, que vão além dos já existentes em cada um destes eixos.

O mundo em que vivemos é repleto de informações e situações variadas.

Recebemos diversas influências que interferem em nossos modos de ser, agir e consequentemente em nossos modos de ver e fazer educação.

Desta, maneira, acreditamos que ao basearmos em apenas uma teoria ou em uma única teoria estaríamos restringindo nosso trabalho a uma só filosofia, gerando desta maneira uma educação limitada.

No IMA a educação e vista e sentida como um bem que transcende estes limites, tendo como finalidade ampliar horizontes e o compromisso de formar cidadãos que sejam capazes de continuar ampliando saberes e consequentemente estando aptos a transformar e criar novas e melhores possibilidades de vida e sociedade.

Metodologia de trabalho

Nosso objetivo é privilegiar a aquisição do saber, e, de um saber vinculado às realidades sociais. É preciso que a metodologia utilizada favoreça a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos, e que estes possam reconhecer nos conteúdos o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade (prática social).

Nossa metodologia de trabalho parte de uma relação direta com a experiência do aluno, confrontada com o saber trazido de fora.

O educador propicia o conhecimento da ação à compreensão e da compreensão à ação, sendo assim, a unidade entre a teoria e a prática. O educador também se utiliza, como metodologia de trabalho, do questionamento e do desafio, lançando-os aos alunos e sobre os quais estes devem refletir e buscar suas próprias respostas, desenvolvendo assim, um apurado senso crítico e participativo, atuante em todos os momentos do cotidiano escolar, sendo desta forma, parceiros diretos na busca pelo conhecimento.

O trabalho docente deve sofrer constantes aperfeiçoamentos e estar sempre em sintonia na multiplicidade das teorias, compreendendo, conhecendo e reconhecendo o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo.

Dentro desta perspectiva de trabalho, cabe ao educador, uma postura auto analítica, que deverá ser constante a fim de aprimorar sua prática, acrescentando elementos que favoreçam a aprendizagem integral de seus alunos, mediante a observação constante de suas manifestações e necessidades, e da elaboração de um planejamento que venha de encontro a estas necessidades.

O registro das produções das crianças, bem como, das observações acerca do seu desenvolvimento por parte do professor é um aspecto significativo dentro de nossa metodologia, pois garante que o trabalho pedagógico atinja uma dimensão real de acordo com as diferentes necessidades apresentadas pelos grupos de alunos atendidos.

Assim, cabe também ao educador, conhecer as necessidades inerentes à faixa etária dos alunos que atende, planejando-se de modo a agir diretamente de acordo com estas.

Os conhecimentos adquiridos no processo de ensino-aprendizagem devem usufruir alicerces como o comprometimento, a solidariedade e colaboração, e assim, compartilhar da vivência do homem e agir sobre a realidade onde a energia utilizada seja para construir, agindo eficazmente e eficientemente.

Caderno de Atividades do IMA, uma breve história...

“No ano de 1999, quando o IMA iniciou as suas atividades, já existia uma preocupação em registrar os acontecimentos e aprendizagens das crianças através das produções registradas em cadernos e enviadas para casa semanalmente. Porém este registro era realizado nos chamados “Cadernos de Desenho”, e as atividades eram em sua maioria produzidas manualmente pelas professoras e crianças.

No ano de 2001, passamos a realizar os registros em Cadernos Universitários, e as atividades passaram a ser digitadas para então, serem efetuadas pelas crianças e anexadas ao Caderno.

Em 2006, o IMA inovou lançando os Cadernos Personalizados, contendo informações sobre a Proposta Pedagógica.

A partir daí, nos anos seguintes e até os dias de hoje, buscamos aprimorar e valorizar o Caderno de Atividades como um material de registro rico e fidedigno ao trabalho que a escola realiza, contemplando informações sobre atividades, experiências, conversas e vivências experimentadas pelas crianças dia após dia no espaço escolar. Documentar o cotidiano escolar é uma forma de resguardar a história da escola, bem como um pouquinho da história particular de cada criança que aqui passou e que aqui está. Valorizar as origens e também estar a serviço do futuro é o papel do IMA enquanto espaço educativo, cuja finalidade sempre será prosseguir Despertando a Magia de Aprender!”

Finalidade Do Caderno De Atividades: O IMA acredita que o papel do professor de uma instituição de educação infantil, que tem na criança o foco principal do seu trabalho, é o de mediador. O professor é o parceiro mais experiente que organizará os espaços da escola de maneira a torná-los ricos, prazerosos, saudáveis e instigantes.

Ele planejará as situações de aprendizagem de maneira que ofereça experiências educativas e sociais variadas, significativas, integradas, o mais próximo possível das práticas sociais reais, articulando todos os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos dos diversos campos do conhecimento humano.

Procuramos provocar, levantar hipóteses e problematizar o conhecimento. O caderno de atividades é um documento importante que possibilitará maior compreensão do processo de construção do conhecimento pela criança. O Caderno de Atividades é enviado para casa, toda sexta-feira, repleto de atividades ou relatos da proposta de trabalho e temas que envolveram a criança durante a semana na escola, bem como a Tarefa Escolar! Como regra geral para as turmas, procedemos da seguinte forma: O Caderno de Atividades enviado na sexta deve retornar para a escola na segunda-feira. Este procedimento é importante porque as segundas acontecem à socialização das tarefas em sala de aula, momento no qual as crianças apresentam aos seus colegas as produções realizadas em família, que geralmente são relacionadas com a abertura ou fechamento de temas abordados por cada turma. O momento da socialização, além de ser uma situação que manifesta nas crianças alegria e orgulho, é uma ocasião onde são trabalhados importantes conceitos que agregam significativo valor às suas aprendizagens. Portanto, o compromisso da família em enviar para a escola o Caderno de Atividades é essencial para a realização destes momentos interativos, e até mesmo para a organização interna de colagem das atividades semanais.

Concepção de: Criança - Desenvolvimento Infantil - Aprendizagem

A criança é um sujeito social e histórico, que pertence a uma família que está inserida em uma sociedade, com determinada cultura e num determinado momento histórico. A criança é marcada pelo meio onde vive e também o marca.

Ela sente e pensa o mundo de uma maneira muito particular e nas interações, que desde cedo estabelece com pessoas e com o meio onde vive, revela seu esforço em compreender tudo e todos que a cercam. Por meio das brincadeiras explicita suas condições de vida, seus anseios e desejos e as relações, muitas vezes contraditórias, que vivencia.

Na construção do conhecimento utiliza diferentes linguagens e tem a capacidade de ter ideias e hipóteses próprias sobre o que busca conhecer e compreender. O conhecimento é construído a partir das interações com pessoas e com o meio e é fruto de uma intensa indagação que envolve um trabalho de criação, significação e ressignificação de suas ideias e hipóteses.

Torna-se, também, neste momento, imprescindível definirmos o que entendemos por educar e cuidar de crianças de zero a seis anos.

Educar é tornar acessível a todas as crianças os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma, através de aprendizagens diversificadas, em situações de interação que ocorrem nas brincadeiras e nas situações pedagógicas intencionais, planejadas de maneira integrada.

"Educar, significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis." (In Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/MEC 1998).

Para o IMA, o cuidar é parte integrante da educação e exige conhecimentos, habilidades e instrumentos que vão além da dimensão pedagógica e envolve todos os profissionais da instituição, independente da função que exerçam.

Cuidar é estar comprometido com o outro. É conhecer as necessidades das crianças, saber ouvi-las, observá-las e respeitá-las.

Cuidar é compreender, valorizar e ajudar a criança a desenvolver suas capacidades e, além dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, da qualidade da alimentação, da higiene dos ambientes, dos cuidados com a saúde e a segurança, abrange também a dimensão afetiva, a oportunidade de acesso a conhecimentos variados e a diversidade de materiais utilizados e experiências vivenciadas.

Ao cuidar da criança o profissional precisa estar atento a ela, compreendendo sua singularidade, seu processo contínuo de crescimento e desenvolvimento, identificando e respondendo às suas necessidades, interessando-se sobre o que ela pensa, sente, responde sobre si e sobre o mundo, a fim de ampliar seu universo de conhecimentos e habilidades que a tornarão mais autônoma e independente.

O papel do professor de uma instituição de educação infantil, que tem na criança o foco principal do seu trabalho, é o de mediador.

O professor é o parceiro mais experiente que organizará os espaços da escola de maneira a torná-los ricos, prazerosos, saudáveis e instigantes. Ele planejará as situações de aprendizagem de maneira que ofereça experiências educativas e sociais variadas, significativas, integradas, o mais próximo possível das práticas sociais reais, articulando todos os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos dos diversos campos do conhecimento humano.

Para os profissionais do IMA, suas práticas necessitam promover e ampliar as condições necessárias para o pleno exercício da cidadania de suas crianças e, antes de qualquer coisa, elas tenham direito a viver experiências prazerosas.

Para que isso aconteça, essas práticas devem estar embasadas nos seguintes princípios:

  • O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc...;
  • O direito das crianças brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
  • O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, a comunicação, a interação, social, ao pensamento, a ética e a estética;
  • A socialização da criança por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem descriminação de espécie alguma;
  • Ao atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

Relação turmas - alunos - professores

De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 01/99/COMED/BLUMENAU que dispõe sobre a educação infantil, o artigo 9º ressalta:

Art. 9º - Os parâmetros para a organização de grupos decorrerão das especificidades do espaço físico e da proposta pedagógica, respeitando o pleno desenvolvimento da criança. Recomenda-se a seguinte relação professor criança:

Turmas Relação criança/professor
Infantil I 06 crianças/01 professor
Infantil II 08 crianças/01 professor
Infantil III 12 crianças/01 professor
Pré-Escola I 15 crianças /01 professor
Pré-Escola II 20 crianças/01 professor
Pré-Escola III 25 crianças/01 professor

O IMA tem como parâmetro à relação criança/professor da seguinte maneira:

Turmas constituídas por idades Número de vagas disponíveis por período Número de profissionais que atuam na sala por período
Crianças 0 a 1 ano Máximo 14 crianças 1 regente e 2 auxiliares
Crianças 1 a 2 anos Máximo 17 crianças 1 regente e 2 auxiliares
Crianças 2 a 3 anos Máximo 18 crianças 1 regente e 1 auxiliar
Crianças 3 a 4 anos Máximo 21 crianças 1 regente e 1 auxiliar
Crianças 4 a 5 anos Máximo 21 crianças 1 regente e 1 auxiliar
Crianças 5 a 6 anos Máximo 23 crianças 1 regente e 1 auxiliar

Avaliação da aprendizagem - Do processo Ensino-Aprendizagem/Aluno

A Educação Infantil é uma área repleta de possibilidades, que permitem à criança desenvolver conceitos básicos e fundamentais que vão acompanhá-la por toda a vida.

Estes conceitos são desenvolvidos de maneira prazerosa, significativa e vinculados à realidade presenciada pela criança no meio em que vive tendo como finalidade que ela se perceba sujeito atuante neste meio, sendo capaz de refletir e criar novas formas de ser, agir e estar no mundo.

É relevante considerar a criança como um sujeito social e histórico, ativo, que pensa, age, interage, e possui interesses e curiosidades sobre o mundo em que estão inseridas.

A criança se faz notar, também, pela desafiante vontade de lidar com as dificuldades, pois para elas, quanto mais dificuldades encontrar, mais desafiante e prazeroso tornar-se-á, demonstrando assim todas as suas capacidades de conhecimento. Enfim, as características das crianças são comuns, mas se deve pensar que elas permanecem únicas em sua individualidade e diferenças.

De acordo com as diferentes faixas etárias, e respeitando a maturidade de cada uma delas, é possível estimular estas características proporcionando às crianças atividades que ampliem suas habilidades e estimulem as diversas áreas de conhecimento, tornando-os aplicáveis no meio social.

Todo este trabalho requer do educador a utilização de recursos que lhe possibilitem conhecer seus alunos e identificar as aprendizagens já adquiridas por eles, para então saber de onde partir e como deve conduzir o grupo rumo às novas descobertas e experiências.

A Avaliação é um dos principais recursos que norteiam este trabalho, pois é baseado nela que o educador irá descobrir as necessidades e desejos das crianças no processo de aprendizagem durante todo o ano letivo.

Torna-se relevante destacar que a avaliação não serve para apontar possíveis erros, para criar rótulos, posto que a escola jamais deva se colocar nesta posição.

Parte-se da premissa de que este deve ser o lugar das simulações possíveis de todas as experiências significativas vividas pelas crianças.

Segundo Becker (2003) deveria ser, portanto, a instituição que, por sua natureza, não só admite o erro, mas, também, o considera uma oportunidade fecunda para novas construções ou descobertas.

O ato de avaliar está presente e ocorre simultâneo a este processo em etapas assim organizadas:

  • 1a ETAPA: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INDIVIDUAL (Documento de sondagem próprio da professora – portfólio para sondagem construído pela equipe IMA)

    Esta etapa do processo avaliativo inicia-se juntamente com o ano letivo ou no momento em que o aluno ingressa na escola, compreendendo o período de adaptação da criança à nova realidade proposta. Neste período o educador procurará realizar atividades de sondagem, a fim de diagnosticar os conhecimentos já construídos pela criança para então elaborar um planejamento que considere estes saberes e vise ampliá-los, utilizando caminhos significativos para todo o grupo de alunos envolvidos.

    Esta avaliação é própria do professor e a ele compete a organização deste material, a partir de portfólio de sondagem construído pela equipe pedagógica do IMA.

  • 2ª ETAPA: PERFIL DA TURMA (Documento elaborado para pais)

    Documento elaborado com características gerais da turma, com foto, para conhecimento ou reconhecimento da família acerca de seu filho (a) na turma em que está inserido.

    Características abordadas:

    • Relação alunos e professora
    • Espaço da turma preferido para brincar
    • Brinquedo favorito da turma
    • Brincadeiras preferidas entre a turma
    • Atividade preferida pela turma
    • Este documento será entregue semestralmente, anexo à avaliação formativa.
  • 3a ETAPA: AVALIAÇÃO FORMATIVA (Documento elaborado para pais)

    Durante todo o desenvolvimento do trabalho com a turma, o educador estará constantemente verificando as ações e reações das crianças nas mais variadas situações na escola, tendo a constante preocupação de observar se estão avançando em relação aos conhecimentos proporcionados, sanando possíveis dificuldades e dúvidas.

    Faz-se necessário que o educador, além de assumir uma postura observadora que lhe possibilite conhecer as necessidades e progressos de seus alunos, também seja capaz de refletir e auto-avaliar constantemente seu próprio desempenho, buscando novas formas de agir quando necessário, e oferecendo condições plenas de aprendizagem às crianças envolvidas. Quando o professor exerce sua função partindo da premissa de que ambos aprendem, a realidade aponta vários caminhos a serem explorados para alicerçar esta relação.

    Esta etapa avaliativa resulta na produção de um documento formal.

    O parecer descritivo é a forma mais rica de se registrar estas informações e compartilhar com os pais as movimentações das crianças em relação à aprendizagem escolar.

    O parecer descritivo formativo será entregue semestralmente aos responsáveis em reunião específica e individual sob agendamento, onde serão demonstrados os temas, propostas e objetivos alcançados com o aluno (a) até o fechamento desta determinada etapa de ensino.

    No IMA, as etapas avaliativas organizam-se de acordo com os seguintes critérios:

    Avaliação Formativa: questionamentos a serem considerados na elaboração:

    • Como a criança vem se relacionado com o grupo, e com a rotina escolar?
    • Como está ocorrendo à integração entre a família e a escola?
    • Como está o aproveitamento escolar da criança? (assiduidade/ pontualidade)
    • Como a criança vem desenvolvendo seus hábitos alimentares e de higiene no decorrer do semestre?
    • Como a criança se organiza com seus objetos de uso pessoal em geral?
    • De que forma reage a conflitos e às regras de convivência no grupo?
    • Falar sobre o que se destaca na preferência e habilidades da criança dentro de cada área de conhecimento.
    • Partindo para as áreas de conhecimento, descrever os conceitos que a criança ampliou em: Conhecimentos lingüísticos / Conhecimentos matemáticos / Ciências Sociais e Naturais/ Conhecimento de Mundo/ Motricidade / Expressões Artísticas.

    A Avaliação Final da criança, que ocorre ao término do segundo semestre deve constar detalhes específicos de todas as conquistas adquiridas ao longo do ano, compondo o fechamento de uma etapa de ensino.

    Todas estas considerações fundamentam o processo avaliativo dentro da escola, ilustrando a constante preocupação de oferecer um trabalho que visa à qualidade do processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos.

Regulamento escolar

Rua Amazonas, 2055 - 89021-001 - Garcia - Blumenau - SC - Como chegar? - Fone: (47) 3222-3681