I.M.A.
sol
Instito Mágico da Aprendizagem
  • Intenção de matrícula
  • Estrela
  • Estrela
  • Material pessoal
  • Estrela
  • Informativo
Informativo

ORIENTAÇÕES PARA TURMA 2020 - PRÉ III

Em 03/12/2019

ORIENTAÇÕES
PARA TURMA 2020 - PRÉ III



ADAPTAÇÃO: Sabemos que o
período de adaptação é uma época um tanto delicada e angustiante para as famílias,
contudo, gostaríamos de tranquilizá-los e assegurar a você de que esta é uma
fase passageira.  Cada criança tem o seu
próprio tempo de se familiarizar com a escola, um novo espaço, novas rotinas,
estabelecer relações afetivas e as crianças internalizam estas mudanças
gradativamente, cada uma de acordo com inúmeros fatores e características
peculiares.



            Na
turma do Pré III, em virtude da nova fase, desenvolvimento e comportamento a
ser explorados, habilidades e competências cognitivas, educacionais e sociais,
algumas mudanças ocorrem na rotina escolar:



Horários
de matrícula
:
07h00min às 13h00min - 13h00min às 19h00min - 07h00min às 19h00min



Horário
da professora de turma (01 regente)
: 08h00min às 12h00min e das 13h30min às
17h30min



Professora
auxiliar (01 auxiliar por período)
: 07h00min às 13h00min e das 13h00min às
19h00min



Alimentação: Crianças já seguem
cardápio escolar organizado por nutricionista da escola. Cardápio disponível
pelo site www.escolaima.com.br
e Fanpage ESCOLA IMA.



Pré III
 
Lanche matutino: 09h30min  Almoço: 11h30min  Lanche vespertino: 15h00min Jantar: 17h00min



Atividades
Integradas:
as
crianças desta turma tem integrado ao currículo do IMA, aulas de inglês, artes
e educação física (não tem pagamento extra, atividades inclusas na
mensalidade). Período de realização de fevereiro a novembro conforme calendário
escolar.



Turma de Pré III tem especificidades
relacionadas a formação de grupos e articulação com ensino fundamental/vide
autorização de matricula ou rematrícula.



Atividades
extras/externas:
as
crianças desta turma poderão se matricular nas atividades externas oferecidas
(fazemos consulta com pais no mês de fevereiro e início das aulas a partir de
março). O IMA tem auxiliares que acompanham as aulas que são ministradas 1 vez
por semana com transporte realizado por topick escolar. Valores serão discutidos
em meados de fevereiro e repassados as famílias. Cobrança extra mensalidade.



Atividades
de educação ambiental e biblioteca
terão início em fevereiro até novembro.



Relação
de material pessoal:

A família recebe a relação no ato de matricula ou rematrícula, adquirir e entregar materiais/itens solicitados em
sala de aula para professora regente
. Todo esse material deverá constar
nome da criança. Essa relação independe da taxa ou lista de material.
OBSERVAR COM MUITA ATENÇÃO AS DIRETRIZES SOBRE TODOS OS ITENS DA RELAÇÃO.



Banho: as crianças não
tomam banho na escola, somente em casos, como os de mangueira no verão, ou
ainda em casos de febre alta. Seria interessante manter na mochila toalha,
sunga ou biquíni.



Uniforme: Nesta turma é OBRIGATÓRIO, conforme regulamento o
uso diário do uniforme COMPLETO.
LETMAR (47) 3322. 8033. Manter dentro da mochila roupa extra de UNIFORME!



Higiene
da mochila
:
manter um saquinho para roupa suja. Recomendamos que seja reutilizável.



Agenda
Escolar
:
Obrigatoriamente assinada todos os dias pela professora e pais. Utilizaremos
agenda como grande instrumento de parceria entre a família e a escola e sempre
que algo estiver em desacordo com o normal da criança faremos registro para
pais e em casos específicos, comunicaremos também por telefone.



Nesta faixa etária, as crianças já possuem
uma rotina, costumes e hábitos bem definidos. 
A professora anotará apenas o que estiver em desacordo com a normalidade
da criança ou em casos específicos de enfermidade.



Para
esclarecimentos:
Horário
do sono para quem fica período integral é aprox. Entre 11h40min e
13h00min. Quem fica no per. matutino não descansa/dorme, fica em outro ambiente
com outro professor.



PARA CONHECIMENTO DA SEMANA DA CRIANÇA, a
escola utiliza o caderno de atividades para repassar informações semanalmente!



Importante: TODA e QUALQUER
medicação só poderá ser ministrada conforme regulamento escolar e se a criança
tiver o remédio devidamente guardado em sua mochila de aula e orientações
registradas em agenda escolar. Caso a criança chegue apresentando alguma reação
diferente da usual/normal, ou aparência suspeita como no caso, por exemplo, de
conjuntivite roséola, etc... a família deverá primeiramente levar ao
médico/pediatra podendo retornar com a criança ao ambiente escolar apenas com atestado médico. A escola
não permitirá crianças no espaço educativo com a suspeita de qualquer doença
infecto contagiosa. 



Aniversariantes do mês - a comemoração será feita no dia em questão e em sala de aula com a
turma específica. As famílias serão responsáveis pelo lanche (comida e
bebida) do dia, em acordo com a matrícula da criança. As famílias serão
direcionadas com aproximadamente 2 semanas de antecedência. Caso a data do
aniversário seja sábado, domingo, feriado, férias ou recesso, a criança
comemorará na escola em datas aproximadas, a serem orientadas pela
secretaria. Lembrancinhas ou presentes ficarão a critério das famílias e a
escola pode se encarregar de colocar nas devidas mochilas. Não haverá
possibilidade de decoração na sala de aula ou participação da família e
convidados, isto é, a comemoração estará restrita aos amigos da turma e
docentes envolvidos. 
Importante: no dia do aniversário de cada
criança, a professora de turma se encarregará de construir um
presente/lembrança para a criança que aniversaria, junto com todo o grupo de
amigos da sala. Crianças com restrição alimentar seguirão o cardápio da escola
ou a família da criança com restrição poderá trazer lanche diferente.



Dia do
brinquedo:
é
estipulado sempre sextas-feiras para realização do dia do brinquedo. Lembramos
que deverá ser apenas 01, condizente com
a idade
, não podem trazer: eletrônico, bicicletas, motocas, skates,
espadas, bonecos de lutas. Livros e jogos são permitidos no dia do brinquedo,
porém, devem estar de acordo com a faixa etária e temas que não gerem a
violência/lutas. Durante o período de adaptação, início do ano letivo,
denominado plantão, conforme calendário escolar será permitido o envio de
brinquedo todos os dias. Registrar nome da criança.



Coleta
seletiva:
a
escola trabalha com a coleta seletiva e solicita aos pais que façam a separação
de materiais em casa, juntamente com a criança e tragam pra escola, depositando
com as crianças, o reciclado nos latões específicos. O trabalho de reciclagem
também é realizado internamente na escola através de inúmeras atividades.



Atividades
pedagógicas direcionadas e construção do caderno de atividades:
encaminhado toda 6ª
feira pra casa com relatos registros e fotos das atividades da semana
juntamente com a tarefa escolar. O caderno retorna pra escola até NO MAXIMO 3ª
feira, assim como o livro (salvo as turmas de Infantil I e II que utilizarão o
sistema de empréstimo apenas 1 vez por mês). Início e termino do Caderno de
Atividades: fevereiro a novembro.



Solicitação de requerimentos, declarações,
atestados, matriculas, cancelamentos, alterações de período de matrícula,
retirada de documentos, pagamento de mensalidade
e qualquer outra demanda burocrática, a família deverá procurar a
secretaria escolar, dentro do seguinte horário: 08h:00min às 12h:00min e das
13h:30min às 17h:30min.



Reunião com regente de turma, a família poderá marcar através da agenda escolar e a regente observará
sua disponibilidade conforme planejamento da semana, no seguinte horário: entre
08h:00min até às 12h:00min e das 13h:30min até as 17h:30min.



CANAIS DE COMUNICAÇÃO FAMÍLIA & ESCOLA
IMA



Site: www.escolaima.com.br      Fanpage: Escola IMA



Coordenação pedagógica: coordenacaoima@terra.com.br



Assuntos administrativos/assistente da direção: administracaoima@terra.com.br



Direção: i.m.a@terra.com.br



Horário de funcionamento da escola: 07h00min às 19h00min 



Horário de atendimento da secretaria da escola: 08h:00min as 12h:00min e
das 13h:30min as 17h:30min



Telefones: (47) 3222.3681 e 99932.1688 (whatsapp)



 



No
horário das 07h00min às 08h00min, das 12h00min às 13h30min e das 17h30min às
19h00min o foco da escola é o tráfego de famílias e crianças circulando em
virtude de chegada ou saída. Nossa prioridade neste horário é manter a
segurança de todos os envolvidos no espaço escolar. NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE DE
SECRETARIA ESCOLAR/ADMINISTRATIVO NESTES
HORÁRIOS.



 Pedimos encarecidamente que ao entrarem e saírem pelo
portão principal da escola, as famílias o mantenham sempre TRAVADO.



Manter
na mochila da criança várias peças de roupa e calçado para possíveis trocas e
todas com registro do nome.



 DE
ACORDO COM ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES DA
VIGILÂNCIA E SANITÁRIA,
NÃO É
POSSÍVEL FAZER EMPRÉSTIMO DE ROUPAS.



 



 



 


Rua Amazonas, 2055 - 89021-001 - Garcia - Blumenau - SC - Como chegar? - Fone: (47) 3222-3681