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Orientações para turma do Pré II e Pré III 2019

Em 27/11/2018

ORIENTAÇÕES PARA TURMA 2019 - PRÉ II 

ADAPTAÇÃO: Sabemos que o período de adaptação é uma época um tanto delicada e angustiante para os pais... Porém gostaríamos de tranquilizá-los, e assegurar a você de que esta é uma fase passageira.  Cada criança tem o seu próprio tempo de se familiarizar com a escola, um novo espaço, novas rotinas, estabelecer relações afetivas as crianças internalizam estas mudanças gradativamente, cada uma de acordo com inúmeros fatores e características peculiares e únicas.

Na turma do Pré II, em virtude da nova fase, desenvolvimento e comportamento a ser explorados, habilidades e competências cognitivas, educacionais e sociais, algumas mudanças ocorrem na rotina escolar:

Horários de matrícula: 07h00min às 13h00min - 13h00min às 19h00min - 07h00min às 19h00min 

Horário da professora de turma (01 regente): 08h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h30min 

Professora auxiliar (01 auxiliar por período): 07h00min às 13h00min e das 13h00min às 19h00min 

Alimentação: Crianças já seguem cardápio escolar organizado por nutricionista da escola (opção geral). Cardápio disponível pelo site www.escolaima.com.br e Fanpage ESCOLA IMA.

Pré II  Lanche matutino: 08h45min  Almoço: 11h20min  Lanche vespertino: 15h00min  Jantar: 17h00min 

Atividades Integradas: as crianças desta turma tem integrado ao currículo do IMA, aulas de inglês, artes e educação física (não tem pagamento extra incluso na mensalidade). Período de realização de fevereiro a novembro conforme calendário escolar.

Atividades extras/externas: as crianças desta turma poderão se matricular nas atividades externas oferecidas (fazemos consulta com pais e início das aulas a partir de março). O IMA tem auxiliares que acompanham as aulas que são ministradas 1 vez por semana com transporte realizado por topick escolar. Valores serão discutidos em meados de fevereiro e repassados as famílias. Cobrança extra mensalidade. 

Atividades de horta e biblioteca terão início em fevereiro até novembro. 

Banho: as crianças não tomam banho na escola, somente em casos, autorizados pelos pais como os de mangueira no verão, ou ainda em casos de febre alta. Seria interessante manter na mochila toalha, sunga ou biquíni. 

KIT SONINHO: 01 travesseiro pequeno e fronha com nome gravado - 01 cobertor pequeno com nome gravado O KIT deverá ter uma embalagem plástica de PVC, com zíper, para que possa ficar armazenado na escola. Encaminharemos para higiene, sempre as 6ª feiras, e os mesmos deverão retornar na 2ª feira.  

Uniforme: Nesta turma é OBRIGATÓRIO, conforme regulamento o uso diário do uniforme COMPLETO. LETMAR (47) 3322. 8033. Manter dentro da mochila roupa extra de UNIFORME!

Higiene da mochila: manter um rolo de saquinhos plásticos para armazenar roupa suja e/ou molhada.

Agenda Escolar: Obrigatoriamente assinada todos os dias pela professora e pais. Utilizaremos agenda como grande instrumento de parceria entre a família e a escola, e sempre que algo estiver em desacordo com o normal da criança faremos registro para pais e em casos específicos, comunicaremos também por telefone. 

Para esclarecimentos: Horário do sono para quem fica período integral é aprox. Entre 11h40min e 13h00min. Quem fica no per. matutino não descansa, fica em outro ambiente com outro professor. 

Alimentação anotaremos quando a criança não comer ou apresentar algo diferente da sua normalidade.  

PARA CONHECIMENTO DA SEMANA DA CRIANÇA, a escola utiliza o caderno de atividades para repassar informações semanalmente!

Importante: TODA e QUALQUER medicação só poderá ser ministrada conforme regulamento escolar e se a criança tiver o remédio devidamente guardado em sua mochila de aula e orientações registradas em agenda escolar. Caso a criança chegue apresentando alguma reação diferente da usual/normal, ou aparência suspeita como no caso, por exemplo, de conjuntivite roséola, etc... a família deverá primeiramente levar ao médico/pediatra podendo retornar com a criança ao ambiente escolar apenas com atestado médico. A escola não permitirá crianças no espaço educativo com a suspeita de qualquer doença infecto contagiosa.  

Aniversariantes do mês - a comemoração será feita no dia em questão e em sala de aula com a turma específica. As famílias serão responsáveis pelo lanche (comida e bebida) do dia, em acordo com a matrícula da criança. As famílias serão direcionadas com aproximadamente 2 semanas de antecedência. Caso a data do aniversário seja sábado, domingo, feriado, férias ou recesso, a criança comemorará na escola em datas aproximadas, a serem orientadas pela secretaria. Lembrancinhas ou presentes ficarão a critério das famílias e a escola pode se encarregar de colocar nas devidas mochilas. Não haverá possibilidade de decoração na sala de aula ou participação da família e convidados, isto é, a comemoração estará restrita aos amigos da turma e docentes envolvidos. Importante: no dia do aniversário de cada criança, a professora de turma se encarregará de construir um presente/lembrança para a criança que aniversaria, junto com todo o grupo de amigos da sala. Crianças com restrição alimentar seguirão o cardápio da escola ou a família da criança com restrição poderá trazer lanche diferente.

Dia do brinquedo: é estipulado sempre sextas-feiras para realização do dia do brinquedo. Lembramos que deverá ser apenas 01, condizente com a idade, não podem trazer: eletrônico, bicicletas, motocas, skates, espadas, bonecos de lutas. CD ROOM, CD com músicas, DVDs de filme, livros e jogos são permitidos no dia do brinquedo, porém, devem estar de acordo com a faixa etária e temas que não gerem a violência/lutas. Durante o período de adaptação, início do ano letivo, denominado plantão, conforme calendário escolar será permitido o envio de brinquedo todos os dias, assim como filmes DVDs, etc... Registrar nome da criança.

Kit de higiene bucal: as características dos objetos devem estar de acordo com as orientações da escola, caso contrário, os pais serão comunicados para efetuar troca necessária. O KIT permanecerá na mochila para averiguação diária da família. 

KIT HIGIENE BUCAL:

01 nécessaire                 

01 creme dental SEM flúor 

01 escova de dentes básica sem desenhos, sem relevos, sem fissuras (ou dedeira)                                                                              

01 estojo (caixinha de plástico) transparente que armazene toda a escova, lembrando que a capinha é para toda a escova e não só para as cerdas. 

Coleta seletiva: a escola trabalha com a coleta seletiva e solicita aos pais que façam a separação de materiais em casa, juntamente com a criança e tragam pra escola, depositando com as crianças, o reciclado nos latões específicos. O trabalho de reciclagem também é realizado internamente na escola através de inúmeras atividades. 

Atividades pedagógicas direcionadas e construção do caderno de atividades: encaminhado toda 6ª feira pra casa com relatos registros e fotos das atividades da semana juntamente com a tarefa escolar. O caderno retorna pra escola até NO MAXIMO 3ª feira, assim como o livro (salvo as turmas de Infantil I e II que utilizarão o sistema de empréstimo apenas 1 vez por mês). Início e termino do Caderno de Atividades: fevereiro a novembro. 

Taxa de Material escolar será cobrada pela escola e poderá ter seu valor (estipulado em circular) debitado em 03 (três) parcelas iguais em boleto de mensalidade.   Caso a família opte por comprar o próprio material a partir de Lista de Material do IMA, os materiais deverão ser entregues no primeiro mês de aula do aluno (a), na secretaria da escola, no horário entre 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 horas e deve ser obrigatoriamente conferido. Caso algum material esteja faltando, o (os) mesmo (os) deverá ser entregue no prazo máximo de 3 dias uteis após a primeira entrega, da mesma forma e horários estipulados. Caso isso não ocorra, a escola fará a aquisição e o custo será debitado em taxa única no boleto de mensalidade escolar. A taxa de material incorpora materiais de papelaria, aviamento e afins. Caso a família opte pela lista os materiais deverão comunicar a secretaria e retirar a lista. O material escolar será disponibilizado para turma de forma coletiva de acordo com a proposta pedagógica escolar com autorização pelo COMED ? Conselho Municipal de Educação.

Relação de material pessoal: A família da criança matriculada na escola IMA deverá acessar o site www.escolaima.com.br, clicar em RELAÇÃO DE MATERIAL PESSOAL, procurar a turma específica, adquirir e entregar materiais solicitados em sala de aula para professora regente. Todo esse material deverá constar nome da criança. Essa relação independe da taxa ou lista de material. O penal, solicitado nesta relação, receberá da escola itens como lápis e borracha e permanecerá na mochila da criança todos os dias.

Solicitação de requerimentos, declarações, atestados, matriculas, cancelamentos, alterações de período de matrícula, retirada de documentos, pagamento de mensalidade e qualquer outra demanda burocrática, a família deverá procurar a secretaria escolar, dentro do seguinte horário: 08h:00min às 12h:00min e das 13h:30min às 17h:30min.

Reunião com regente de turma, a família poderá marcar através da agenda escolar e a regente observará sua disponibilidade conforme planejamento da semana, no seguinte horário: entre 08h:00min até às 12h:00min e das 13h:30min até as 17h:30min.



ORIENTAÇÕES PARA TURMA 2019 - PRÉ III

ADAPTAÇÃO: Sabemos que o período de adaptação é uma época um tanto delicada e angustiante para as famílias, contudo, gostaríamos de tranquilizá-los e assegurar a você de que esta é uma fase passageira.  Cada criança tem o seu próprio tempo de se familiarizar com a escola, um novo espaço, novas rotinas, estabelecer relações afetivas e as crianças internalizam estas mudanças gradativamente, cada uma de acordo com inúmeros fatores e características peculiares e únicas.

Na turma do Pré III, em virtude da nova fase, desenvolvimento e comportamento a ser explorados, habilidades e competências cognitivas, educacionais e sociais, algumas mudanças ocorrem na rotina escolar:

Horários de matrícula: 07h00min às 13h00min - 13h00min às 19h00min - 07h00min às 19h00min 

Horário da professora de turma (01 regente): 08h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h30min 

Professora auxiliar (01 auxiliar por período): 07h00min às 13h00min e das 13h00min às 19h00min 

Alimentação: Crianças já seguem cardápio escolar organizado por nutricionista da escola. Cardápio disponível pelo site www.escolaima.com.br e Fanpage ESCOLA IMA.

Pré III  Lanche matutino: 09h30min  Almoço: 11h30min  Lanche vespertino: 15h00min Jantar: 17h00min 

Atividades Integradas: as crianças desta turma tem integrado ao currículo do IMA, aulas de inglês, artes e educação física (não tem pagamento extra incluso na mensalidade). Período de realização de fevereiro a novembro conforme calendário escolar.

Atividades extras/externas: as crianças desta turma poderão se matricular nas atividades externas oferecidas (fazemos consulta com pais e início das aulas a partir de março). O IMA tem auxiliares que acompanham as aulas que são ministradas 1 vez por semana com transporte realizado por topick escolar. Valores serão discutidos em meados de fevereiro e repassados as famílias. Cobrança extra mensalidade. 

Atividades de horta e biblioteca terão início em fevereiro até novembro. 

Banho: as crianças não tomam banho na escola, somente em casos, autorizados pelos pais como os de mangueira no verão, ou ainda em casos de febre alta. Seria interessante manter na mochila toalha, sunga ou biquíni. 

KIT SONINHO: 01 travesseiro pequeno e fronha com nome gravado - 01 cobertor pequeno com nome gravado O KIT deverá ter uma embalagem plástica de PVC, com zíper, para que possa ficar armazenado na escola. Encaminharemos para higiene, sempre as 6ª feiras, e os mesmos deverão retornar na 2ª feira.  

Uniforme: Nesta turma é OBRIGATÓRIO, conforme regulamento o uso diário do uniforme COMPLETO. LETMAR (47) 3322. 8033. Manter dentro da mochila roupa extra de UNIFORME!

Higiene da mochila: manter um rolo de saquinhos plásticos para armazenar roupa suja e/ou molhada.

Agenda Escolar: Obrigatoriamente assinada todos os dias pela professora e pais. Utilizaremos agenda como grande instrumento de parceria entre a família e a escola, e sempre que algo estiver em desacordo com o normal da criança faremos registro para pais e em casos específicos, comunicaremos também por telefone. 

Para esclarecimentos: Horário do sono para quem fica período integral é aprox. Entre 11h40min e 13h00min. Quem fica no per. matutino não descansa, fica em outro ambiente com outro professor. 

Alimentação anotaremos quando a criança não comer ou apresentar algo diferente da sua normalidade.  

PARA CONHECIMENTO DA SEMANA DA CRIANÇA, a escola utiliza o caderno de atividades para repassar informações semanalmente!

Importante: TODA e QUALQUER medicação só poderá ser ministrada conforme regulamento escolar e se a criança tiver o remédio devidamente guardado em sua mochila de aula e orientações registradas em agenda escolar. Caso a criança chegue apresentando alguma reação diferente da usual/normal, ou aparência suspeita como no caso, por exemplo, de conjuntivite roséola, etc... a família deverá primeiramente levar ao médico/pediatra podendo retornar com a criança ao ambiente escolar apenas com atestado médico. A escola não permitirá crianças no espaço educativo com a suspeita de qualquer doença infecto contagiosa.  

Aniversariantes do mês - a comemoração será feita no dia em questão e em sala de aula com a turma específica. As famílias serão responsáveis pelo lanche (comida e bebida) do dia, em acordo com a matrícula da criança. As famílias serão direcionadas com aproximadamente 2 semanas de antecedência. Caso a data do aniversário seja sábado, domingo, feriado, férias ou recesso, a criança comemorará na escola em datas aproximadas, a serem orientadas pela secretaria. Lembrancinhas ou presentes ficarão a critério das famílias e a escola pode se encarregar de colocar nas devidas mochilas. Não haverá possibilidade de decoração na sala de aula ou participação da família e convidados, isto é, a comemoração estará restrita aos amigos da turma e docentes envolvidos. Importante: no dia do aniversário de cada criança, a professora de turma se encarregará de construir um presente/lembrança para a criança que aniversaria, junto com todo o grupo de amigos da sala. Crianças com restrição alimentar seguirão o cardápio da escola ou a família da criança com restrição poderá trazer lanche diferente.

Dia do brinquedo: é estipulado sempre sextas-feiras para realização do dia do brinquedo. Lembramos que deverá ser apenas 01, condizente com a idade, não podem trazer: eletrônico, bicicletas, motocas, skates, espadas, bonecos de lutas. CD ROOM, CD com músicas, DVDs de filme, livros e jogos são permitidos no dia do brinquedo, porém, devem estar de acordo com a faixa etária e temas que não gerem a violência/lutas. Durante o período de adaptação, início do ano letivo, denominado plantão, conforme calendário escolar será permitido o envio de brinquedo todos os dias, assim como filmes DVDs, etc... Registrar nome da criança.

Kit de higiene bucal: as características dos objetos devem estar de acordo com as orientações da escola, caso contrário, os pais serão comunicados para efetuar troca necessária. O KIT permanecerá na mochila para averiguação diária da família. 

KIT HIGIENE BUCAL:

01 nécessaire                 

01 creme dental SEM flúor 

01 escova de dentes básica sem desenhos, sem relevos, sem fissuras (ou dedeira)                                                                              

01 estojo (caixinha de plástico) transparente que armazene toda a escova, lembrando que a capinha é para toda a escova e não só para as cerdas. 

Coleta seletiva: a escola trabalha com a coleta seletiva e solicita aos pais que façam a separação de materiais em casa, juntamente com a criança e tragam pra escola, depositando com as crianças, o reciclado nos latões específicos. O trabalho de reciclagem também é realizado internamente na escola através de inúmeras atividades. 

Atividades pedagógicas direcionadas e construção do caderno de atividades: encaminhado toda 6ª feira pra casa com relatos registros e fotos das atividades da semana juntamente com a tarefa escolar. O caderno retorna pra escola até NO MAXIMO 3ª feira, assim como o livro (salvo as turmas de Infantil I e II que utilizarão o sistema de empréstimo apenas 1 vez por mês). Início e termino do Caderno de Atividades: fevereiro a novembro. 

Taxa de Material escolar será cobrada pela escola e poderá ter seu valor (estipulado em circular) debitado em 03 (três) parcelas iguais em boleto de mensalidade.   Caso a família opte por comprar o próprio material a partir de Lista de Material do IMA, os materiais deverão ser entregues no primeiro mês de aula do aluno (a), na secretaria da escola, no horário entre 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 horas e deve ser obrigatoriamente conferido. Caso algum material esteja faltando, o (os) mesmo (os) deverá ser entregue no prazo máximo de 3 dias uteis após a primeira entrega, da mesma forma e horários estipulados. Caso isso não ocorra, a escola fará a aquisição e o custo será debitado em taxa única no boleto de mensalidade escolar. A taxa de material incorpora materiais de papelaria, aviamento e afins. Caso a família opte pela lista os materiais deverão comunicar a secretaria e retirar a lista. O material escolar será disponibilizado para turma de forma coletiva de acordo com a proposta pedagógica escolar com autorização pelo COMED ? Conselho Municipal de Educação.

Relação de material pessoal: A família da criança matriculada na escola IMA deverá acessar o site www.escolaima.com.br, clicar em RELAÇÃO DE MATERIAL PESSOAL, procurar a turma específica, adquirir e entregar materiais solicitados em sala de aula para professora regente. Todo esse material deverá constar nome da criança. Essa relação independe da taxa ou lista de material. O penal, solicitado nesta relação, receberá da escola itens como lápis e borracha e permanecerá na mochila da criança todos os dias.

Solicitação de requerimentos, declarações, atestados, matriculas, cancelamentos, alterações de período de matrícula, retirada de documentos, pagamento de mensalidade e qualquer outra demanda burocrática, a família deverá procurar a secretaria escolar, dentro do seguinte horário: 08h:00min às 12h:00min e das 13h:30min às 17h:30min.

Reunião com regente de turma, a família poderá marcar através da agenda escolar e a regente observará sua disponibilidade conforme planejamento da semana, no seguinte horário: entre 08h:00min até às 12h:00min e das 13h:30min até as 17h:30min.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO FAMILIA & ESCOLA IMA

Site: www.escolaima.com.br      Fanpage: Escola IMA 

Serviço de Atendimento ? SAC: sugestões, críticas, esclarecimentos sac.escoalima@terra.com.br

Coordenação pedagógica: coordenacaoima@terra.com.br 

Assuntos administrativos/assistente da direção: administracaoima@terra.com.br 

Assuntos pedagógicos/assistente da coordenação: pedagogicoima@terra.com.br 

Direção: i.m.a@terra.com.br 

Horário de funcionamento da escola: 07h00min às 19h00min  

Horário de atendimento da secretaria da escola: 08h:00min as 12h:00min e das 13h:30min as 17h:30min 

Telefones: (47) 3222.3681 e 99932.1688 (whatsapp) 


No horário das 07h00min às 08h00min, das 12h00min às 13h30min e das 17h30min às 19h00min o foco da escola é o tráfego de famílias e crianças circulando em virtude de chegada ou saída. Nossa prioridade neste horário é manter a segurança de todos os envolvidos no espaço escolar. NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE DE SECRETARIA ESCOLAR/ADMINISTRATIVO NESTES HORARIOS. 

Pedimos encarecidamente que ao entrarem e saírem pelo portão principal da escola, as famílias o mantenham sempre TRAVADO. 

Manter na mochila da criança várias peças de roupa e calçado para possíveis trocas e todas com registro do nome. 

DE ACORDO COM ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES DA VIGILÂNCIA E SANITÁRIA, NÃO É POSSÍVEL FAZER EMPRÉSTIMO DE ROUPAS.




Rua Amazonas, 2055 - 89021-001 - Garcia - Blumenau - SC - Como chegar? - Fone: (47) 3222-3681