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Informativo

Orientações para turmas Infantil I e Infantil II 2019

Em 27/11/2018

ORIENTAÇÕES PARA TURMA 2019 - INFANTIL I  

ADAPTAÇÃO: Sabemos que o período de adaptação é uma época um tanto delicada e angustiante para os pais... Porém gostaríamos de tranquilizá-los e assegurar de que esta é uma fase passageira.  Cada criança tem o seu próprio tempo de se familiarizar com a escola, um novo espaço, novas rotinas, estabelecer relações afetivas  e as crianças internalizam estas mudanças gradativamente, cada uma de acordo com inúmeros fatores e características peculiares e únicas. 

Na turma do Infantil I, em virtude da idade, desenvolvimento e comportamento a ser explorados, bem como, habilidades e competências cognitivas, educacionais e sociais, algumas orientações na rotina escolar se fazem necessárias:

Períodos matrícula: 07h00min as 13h00min - 13h00min as 19h00min -  07h00min as 19h00min 

Horário da professora de turma (01 regente): 08h00min as 12h00min e das 13h30min às 17h30min 

Professoras auxiliares (02 auxiliares por período): 07h00min as 13h00min e das 13h00min as 19h00min 

Alimentação: Crianças desta turma podem seguir opção bebes do cardápio elaborado pela nutricionista ou também opção geral pois trabalhamos a alimentação conforme necessidades específicas de cada criança conforme idade. 

O cardápio fica disponível através do site www.escolaima.com.br e Fanpage Escola IMA.

Infantil I  Lanche mat: 09h00min   Almoço: 11h00min      Lanche vesp: 14h00min      Jantar: 16h00min

?Nesta turma pode haver crianças com horários diferenciados de alimentação em virtude da idade.

Banho: A escola, de acordo com orientações pediátricas, orienta que os banhos devem ser feitos com a família. Porém, quando muito calor, podemos dar um banho de mangueira (autorizado pela família). Caso xixi e coco em excesso, bem como, febre alta, também podem tomar banho na escola e por isso, a toalha de banho deverá estar sempre na mochila. 

Uniforme: Nesta turma ainda não é obrigatório, porém, já existe para aquisição caso os pais queiram. LETMAR (47) 3322. 8033.

Fraldas e produtos de higiene pessoal - utensílios: alguns itens (mamadeiras, copo ...) deverão ficar na escola em conformidade entre a professora e pais dos alunos. Fraldas, lenço e pomada, por exemplo, devem estar na bolsa da criança, com a quantidade suficiente para seu período de matrícula. Dos itens que ficam na escola, sempre que algo precisar ser trocado ou reposto, a professora comunicará com antecedência pela agenda escolar. A maioria do itens solicitados na relação de material pessoal são de uso exclusivo da própria criança. Não é permitido empréstimos. Mamadeiras e copos serão encaminhados para casa toda 6ª feira para devida higienização ou troca caso se apresente a necessidade.  

KIT SONINHO: 01 travesseiro pequeno e fronha com nome gravado - 01 cobertor pequeno com nome gravado - 01 lençol com nome gravado sem elástico. O KIT deverá ter uma embalagem plástica de PVC, com zíper, para que possa ficar armazenado na escola. Encaminharemos para higiene, sempre as 6ª feiras, e os mesmos deverão retornar na 2ª feira.  

Agenda Escolar: Obrigatoriamente assinada todos os dias pela professora e família. Utilizaremos agenda como grande instrumento de parceria entre a família e a escola, e todas as anotações pertinentes ao dia da criança na escola estarão registradas na mesma: sono, alimentação, necessidades fisiológicas. Para quaisquer casos, como por exemplo, ausência de roupa de cama na escola, ou solicitação da professora acerca de fralda, serão comunicados repassados através da agenda escolar.

Importante: TODA e QUALQUER medicação só poderá ser ministrada conforme regulamento escolar e se a criança tiver o remédio devidamente guardado em sua mochila de aula e orientações registradas em agenda escolar. Caso a criança chegue apresentando alguma reação diferente da usual/normal, ou aparência suspeita como no caso, por exemplo, de conjuntivite roseola, etc... a família deverá primeiramente levar ao médico/pediatra podendo retornar com a criança ao ambiente escolar apenas com atestado médico. A escola não permitirá crianças no espaço educativo com a suspeita de qualquer doença infecto contagiosa.  

Aniversariantes do mês - a comemoração será feita no dia em questão e em sala de aula com a turma específica. As famílias serão responsáveis pelo lanche (comida e bebida) do dia, em acordo com a matrícula da criança. As famílias serão direcionadas com aproximadamente 2 semanas de antecedência. Caso a data do aniversario seja sábado, domingo, feriado, férias ou recesso, a criança comemorará na escola em datas aproximadas, a serem orientadas pela secretaria. Lembrancinhas ou presentes ficarão a critério das famílias e a escola pode se encarregar de colocar nas devidas mochilas. Não haverá possibilidade de decoração na sala de aula ou participação da família e convidados, isto é, a comemoração estará restrita aos amigos da turma e docentes envolvidos. Importante: no dia do aniversario de cada criança, a professora de turma se encarregará de construir um presente/lembrança para a criança que aniversaria, junto com todo o grupo de amigos da sala. Crianças com restrição alimentar seguirão o cardápio da escola ou a família da criança com restrição poderá trazer lanche diferente.

Dia do brinquedo: é estipulado sempre sextas-feiras para realização do dia do brinquedo. Lembramos que deverá ser apenas 01, condizente com a idade, não podem trazer: eletrônico, bicicletas, motocas, skates, espadas, bonecos de lutas. CD ROOM, CD com musicas, DVDs de filme, livros e jogos são permitidos no dia do brinquedo, porem, devem estar de acordo com a faixa etária e temas que não gerem a violência/lutas. Durante o período de adaptação, inicio do ano letivo, denominado plantão, conforme calendário escolar será permitido o envio de brinquedo todos os dias, assim como filmes DVDs, etc... Registrar nome da criança.

Kit de higiene bucal: as características dos objetos devem estar de acordo com as orientações da escola, caso contrario, os pais serão comunicados para efetuar troca necessária. O KIT permanecerá na mochila para averiguação diária da família. 

KIT HIGIENE BUCAL:

01 nécessaire                 

01 creme dental SEM flúor 

01 escova de dentes básica sem desenhos, sem relevos, sem fissuras (ou dedeira)                                                                              

01 estojo (caixinha de plástico) transparente que armazene toda a escova, lembrando que a capinha é para toda a escova e não só para as cerdas. 

Higiene da mochila: manter um rolo de saquinhos plásticos para armazenar roupa suja e/ou molhada.

Coleta seletiva: a escola trabalha com a coleta seletiva e solicita aos pais que façam a separação de materiais em casa, juntamente com a criança, tragam pra escola depositando com as crianças, o reciclado nos latões específicos. O trabalho de reciclagem também é realizado internamente na escola através de inúmeras atividades. 

Atividades integradas: educação física para turmas de Infantil I. Período de realização de fevereiro a novembro.  

Atividades extras: Observar diretrizes da coordenação pedagógica durante mês de fevereiro. 

Atividades de horta e biblioteca de fevereiro a novembro.  

Atividades pedagógicas direcionadas e construção do caderno de atividades: encaminhado toda 6ª feira pra casa com relatos registros e fotos das atividades da semana juntamente com a tarefa escolar. O caderno retorna pra escola até NO MAXIMO 3ª feira, assim como o livro (salvo as turmas de Infantil I e II que utilizarão o sistema de empréstimo apenas 1 vez por mês). Início e termino do Caderno de Atividades: fevereiro a novembro. 

Taxa de Material escolar será cobrada pela escola e poderá ter seu valor (estipulado em circular) debitado em 03 (três) parcelas iguais em boleto de mensalidade.   Caso a família opte por comprar o próprio material a partir de Lista de Material do IMA, os materiais deverão ser entregues no primeiro mês de aula do aluno (a), na secretaria da escola, no horário entre 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 horas e deve ser obrigatoriamente conferido. Caso algum material esteja faltando, o (os) mesmo (os) deverá ser entregue no prazo máximo de 3 dias uteis após a primeira entrega, da mesma forma e horários estipulados. Caso isso não ocorra, a escola fará a aquisição e o custo será debitado em taxa única no boleto de mensalidade escolar. A taxa de material incorpora materiais de papelaria, aviamento e afins. Caso a família opte pela lista os materiais deverão comunicar a secretaria e retirar a lista. O material escolar será disponibilizado para turma de forma coletiva de acordo com a proposta pedagógica escolar com autorização pelo COMED ? Conselho Municipal de Educação.

Relação de material pessoal: A família da criança matriculada na escola IMA deverá acessar o site www.escolaima.com.br, clicar em RELAÇÃO DE MATERIAL PESSOAL, procurar a turma específica, adquirir e entregar materiais solicitados em sala de aula para professora regente. Todo esse material deverá constar nome da criança. Essa relação independe da taxa ou lista de material. 

Solicitação de requerimentos, declarações, atestados, matriculas, cancelamentos, alterações de período de matrícula, retirada de documentos, pagamento de mensalidade e qualquer outra demanda burocrática, a família deverá procurar a secretaria escolar, dentro do seguinte horário: 08h:00min às 12h:00min e das 13h:30min às 17h:30min.

Reunião com regente de turma, a família poderá marcar através da agenda escolar e a regente observará sua disponibilidade conforme planejamento da semana, no seguinte horário: entre 08h:00min até às 12h:00min e das 13h:30min até as 17h:30min.



ORIENTAÇÕES PARA TURMA 2019 - INFANTIL II  

ADAPTAÇÃO: Sabemos que o período de adaptação é uma época um tanto delicada e angustiante para as famílias, contudo, gostaríamos de tranquilizá-los e assegurar de que esta é uma fase passageira.  Cada criança tem o seu próprio tempo de se familiarizar com a escola, um novo espaço, novas rotinas, estabelecer relações afetivas e as crianças internalizam estas mudanças gradativamente, cada uma de acordo com inúmeros fatores e características peculiares e únicas. 

Na turma do Infantil II, em virtude da idade, desenvolvimento e comportamento a ser explorados, bem como, habilidades e competências cognitivas, educacionais e sociais, algumas orientações na rotina escolar se fazem necessárias:

Períodos matrícula: 07h00min as 13h00min - 13h00min as 19h00min -  07h00min as 19h00min 

Horário da professora de turma (01 regente): 08h00min as 12h00min e das 13h30min às 17h30min 

Professoras auxiliares (02 auxiliares por período): 07h00min as 13h00min e das 13h00min às 19h00min 

Alimentação: Crianças seguem opção geral do cardápio elaborado pela nutricionista.

O cardápio fica disponível através do site www.escolaima.com.br e Fanpage Escola IMA.

Infantil II  Lanche mat: 09h00min   Almoço: 11h00min      Lanche vesp: 14h05min      Jantar: 16h05min

Banho: A escola, de acordo com orientações pediátricas, orienta que os banhos devem ser feitos com a família. Porém, quando muito calor, podemos dar um banho de mangueira (autorizado pela família). Caso xixi e coco em excesso, bem como, febre alta, também podem tomar banho na escola e por isso, a toalha de banho deverá estar sempre na mochila. 

Uniforme: Nesta turma ainda não é obrigatório, porém, já existe para aquisição caso os pais queiram. LETMAR (47) 3322. 8033.

Fraldas e produtos de higiene pessoal - utensílios: alguns itens (mamadeiras, copo ...) deverão ficar na escola em conformidade entre a professora e pais dos alunos. Fraldas, lenço e pomada, por exemplo, devem estar na bolsa da criança, com a quantidade suficiente para seu período de matrícula. Dos itens que ficam na escola, sempre que algo precisar ser trocado ou reposto, a professora comunicará com antecedência pela agenda escolar. A maioria do itens solicitados na relação de material pessoal são de uso exclusivo da própria criança. Não é permitido empréstimos. Mamadeiras e copos serão encaminhados para casa toda 6ª feira para devida higienização ou troca caso se apresente a necessidade.  

KIT SONINHO: 01 travesseiro pequeno e fronha com nome gravado - 01 cobertor pequeno com nome gravado - 01 lençol com nome gravado sem elástico. O KIT deverá ter uma embalagem plástica de PVC, com zíper, para que possa ficar armazenado na escola. Encaminharemos para higiene, sempre as 6ª feiras e os mesmos deverão retornar na 2ª feira.  

Agenda Escolar: Obrigatoriamente assinada todos os dias pela professora e família. Utilizaremos agenda como grande instrumento de parceria entre a família e a escola, e todas as anotações pertinentes ao dia da criança na escola estarão registradas na mesma: sono, alimentação, necessidades fisiológicas. Para quaisquer casos, como por exemplo, ausência de roupa de cama na escola, ou solicitação da professora acerca de fralda, serão comunicados repassados através da agenda escolar.

Importante: TODA e QUALQUER medicação só poderá ser ministrada conforme regulamento escolar e se a criança tiver o remédio devidamente guardado em sua mochila de aula e orientações registradas em agenda escolar. Caso a criança chegue apresentando alguma reação diferente da usual/normal, ou aparência suspeita como no caso, por exemplo, de conjuntivite roséola, etc... a família deverá primeiramente levar ao médico/pediatra podendo retornar com a criança ao ambiente escolar apenas com atestado médico. A escola não permitirá crianças no espaço educativo com a suspeita de qualquer doença infecto contagiosa.  

Aniversariantes do mês - a comemoração será feita no dia em questão e em sala de aula com a turma específica. As famílias serão responsáveis pelo lanche (comida e bebida) do dia, em acordo com a matrícula da criança. As famílias serão direcionadas com aproximadamente 2 semanas de antecedência. Caso a data do aniversário seja sábado, domingo, feriado, férias ou recesso, a criança comemorará na escola em datas aproximadas, a serem orientadas pela secretaria. Lembrancinhas ou presentes ficarão a critério das famílias e a escola pode se encarregar de colocar nas devidas mochilas. Não haverá possibilidade de decoração na sala de aula ou participação da família e convidados, isto é, a comemoração estará restrita aos amigos da turma e docentes envolvidos. Importante: no dia do aniversário de cada criança, a professora de turma se encarregará de construir um presente/lembrança para a criança que aniversaria, junto com todo o grupo de amigos da sala. Crianças com restrição alimentar seguirão o cardápio da escola ou a família da criança com restrição poderá trazer lanche diferente.

Dia do brinquedo: é estipulado sempre sextas-feiras para realização do dia do brinquedo. Lembramos que deverá ser apenas 01, condizente com a idade, não podem trazer: eletrônico, bicicletas, motocas, skates, espadas, bonecos de lutas. CD ROOM, CD com músicas, DVDs de filmes, livros e jogos são permitidos no dia do brinquedo, porém, devem estar de acordo com a faixa etária e temas que não gerem a violência/lutas. Durante o período de adaptação, início do ano letivo, denominado plantão, conforme calendário escolar será permitido o envio de brinquedo todos os dias, assim como filmes DVDs, etc. Registrar nome da criança.

Kit de higiene bucal: as características dos objetos devem estar de acordo com as orientações da escola, caso contrário, os pais serão comunicados para efetuar troca necessária. O KIT permanecerá na mochila para averiguação diária da família. 

KIT HIGIENE BUCAL:

01 nécessaire                 

01 creme dental SEM flúor 

01 escova de dentes básica sem desenhos, sem relevos, sem fissuras (ou dedeira)                                                                              

01 estojo (caixinha de plástico) transparente que armazene toda a escova, lembrando que a capinha é para toda a escova e não só para as cerdas. 

Higiene da mochila: manter um rolo de saquinhos plásticos para armazenar roupa suja e/ou molhada.

Coleta seletiva: a escola trabalha com a coleta seletiva e solicita aos pais que façam a separação de materiais em casa, juntamente com a criança e tragam pra escola, depositando com as crianças, o reciclado nos latões específicos. O trabalho de reciclagem também é realizado internamente na escola através de inúmeras atividades. 

Atividades integradas: educação física para turmas de Infantil II. Período de realização de fevereiro a novembro.  

Atividades extras: musicalização de março a novembro. Observar diretrizes da coordenação pedagógica durante mês de fevereiro. Atividade EXTRA oferecida dentro do espaço escolar. 

Atividades de horta e biblioteca de fevereiro a novembro.  

Atividades pedagógicas direcionadas e construção do caderno de atividades: encaminhado toda 6ª feira pra casa com relatos registros e fotos das atividades da semana juntamente com a tarefa escolar. O caderno retorna pra escola até NO MAXIMO 3ª feira, assim como o livro (salvo as turmas de Infantil I e II que utilizarão o sistema de empréstimo apenas 1 vez por mês). Início e termino do Caderno de Atividades: fevereiro a novembro. 

Taxa de Material escolar será cobrada pela escola e poderá ter seu valor (estipulado em circular) debitado em 03 (três) parcelas iguais em boleto de mensalidade.   Caso a família opte por comprar o próprio material a partir de Lista de Material do IMA, os materiais deverão ser entregues no primeiro mês de aula do aluno (a), na secretaria da escola, no horário entre 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 horas e deve ser obrigatoriamente conferido. Caso algum material esteja faltando, o (os) mesmo (os) deverá ser entregue no prazo máximo de 3 dias uteis após a primeira entrega, da mesma forma e horários estipulados. Caso isso não ocorra, a escola fará a aquisição e o custo será debitado em taxa única no boleto de mensalidade escolar. A taxa de material incorpora materiais de papelaria, aviamento e afins. Caso a família opte pela lista os materiais deverão comunicar a secretaria e retirar a lista. O material escolar será disponibilizado para turma de forma coletiva de acordo com a proposta pedagógica escolar com autorização pelo COMED ? Conselho Municipal de Educação.

Relação de material pessoal: A família da criança matriculada na escola IMA deverá acessar o site www.escolaima.com.br, clicar em RELAÇÃO DE MATERIAL PESSOAL, procurar a turma específica, adquirir e entregar materiais solicitados em sala de aula para professora regente. Todo esse material deverá constar nome da criança. Essa relação independe da taxa ou lista de material. 

Solicitação de requerimentos, declarações, atestados, matriculas, cancelamentos, alterações de período de matrícula, retirada de documentos, pagamento de mensalidade e qualquer outra demanda burocrática, a família deverá procurar a secretaria escolar, dentro do seguinte horário: 08h:00min às 12h:00min e das 13h:30min às 17h:30min.

Reunião com regente de turma, a família poderá marcar através da agenda escolar e a regente observará sua disponibilidade conforme planejamento da semana, no seguinte horário: entre 08h:00min até às 12h:00min e das 13h:30min até as 17h:30min.


CANAIS DE COMUNICAÇÃO FAMILIA & ESCOLA IMA

Site: www.escolaima.com.br      Fanpage: Escola IMA 

Serviço de Atendimento ? SAC: sugestões, críticas, esclarecimentos sac.escoalima@terra.com.br

Coordenação pedagógica: coordenacaoima@terra.com.br 

Assuntos administrativos/assistente da direção: administracaoima@terra.com.br 

Assuntos pedagógicos/assistente da coordenação: pedagogicoima@terra.com.br 

Direção: i.m.a@terra.com.br 

Horário de funcionamento da escola: 07h00min às 19h00min  

Horário de atendimento da secretaria da escola: 08h:00min as 12h:00min e das 13h:30min as 17h:30min 

Telefones: (47) 3222.3681 e 99932.1688 (whatsapp) 


No horário das 07h00min às 08h00min, das 12h00min às 13h30min e das 17h30min às 19h00min o foco da escola é o tráfego de famílias e crianças circulando em virtude de chegada ou saída. Nossa prioridade neste horário é manter a segurança de todos os envolvidos no espaço escolar. NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE DE SECRETARIA ESCOLAR/ADMINISTRATIVO NESTES HORÁRIOS

Pedimos encarecidamente que ao entrarem e saírem pelo portão principal da escola, as famílias o mantenham sempre TRAVADO. 

Manter na mochila da criança várias peças de roupa e calçado para possíveis trocas e todas com registro do nome. 

DE ACORDO COM ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES DA VIGILÂNCIA E SANITÁRIA, NÃO É POSSÍVEL FAZER EMPRÉSTIMO DE ROUPAS, NEM TAMPOUCO DE ITENS DE HIGIENE PESSOAL. 


Rua Amazonas, 2055 - 89021-001 - Garcia - Blumenau - SC - Como chegar? - Fone: (47) 3222-3681